sábado, 9 de janeiro de 2016

Extraordinário e o grande problema no mundo


Hey povo de Deus /o/

Ultimamente, tenho recuperado meu gosto por livros. Faz um tempinho que eu não lia nada além da Bible, e, por sorte, uma amiga me deu um livro extraordinário para ler nessas férias. Alguém adivinha o nome? ¬w¬ 
Ok, esse trocadilho foi um lixo. 
Como já ficou bem claro, o último livro que entrou pra lista de favoritos foi Extraordinário, da autora R.J. Palácio. Fazia um tempinho já que eu não lia nada, mas acho que peguei esse livro na hora certa.
Extraordinário é o tipo de livro que, pelo menos pra mim, você lê devagar, absorvendo cada coisinha dele, cada detalhe. Demorei cerca de 2 meses pra terminar o livro. Além do vestibular que não me deixava ler o livro, acho que foi meio de propósito o tempo que eu levei pra ler todo esse livro. Talvez eu tivesse um tantinho de medo de terminar ele logo, porque era realmente bom. Mas, de qualquer forma, vamos direto ao porque desse livro ter me marcado tanto!


Título do livro: Extraordinário
Autora: R.J. Palácio
Editora: Intrínseca 
Número de Páginas: 318
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 

R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor. 



Alerta de Spoiler!

Sabe, Extraordinário é um daqueles livros que já te pegam desde o começo. O jeito que a autora narra os capítulos é simplesmente fantástico!  Cada personagem tem uma forma única de se expressar e dizer o que pensa. É como se pessoas diferentes tivessem escrito cada capítulo. A começar pelo Auggie, que é um protagonista extraordinário [um dia eu acerto nesse trocadilho]. Ele conta sua história com uma verdadeira pureza, com sentimentos, de fato, infantis [no sentindo bom da coisa] e com uma personalidade que eu me identifiquei bastante. Auggie tem uma doença facial desde que nasceu, e tem que lhe dar com isso da melhor maneira possível. E, olha, se você quer uma referência de um bom protagonista, daqueles meu Deus, ele não fez isso, Auggie é quem você procura. Não, não tem nada haver com "AI ELE METEU A BICUDA NA CARA DELE E DEU UMA VOADEIRA NA VÓ DELE E TACOU FOGO NA CASA DELE E...". Tem haver com um garotinho de 10 anos que é verdadeiramente forte e que passa por problema atrás de problema de uma forma que você só o admira mais e mais, a cada página que se passa. O mesmo vale para o restante dos personagens!
Summer, Via, Justin, Miranda, Jack, Amos, Sr. Buzanfa, Charlotte, todos ótimos. Todos inesquecíveis! Ainda que nem todos eles tenham seus próprios capítulos, cada um deles passou uma mensagem no livro, o que é o mais legal!



Agora, o que mais me marcou no livro foi o seu principal assunto, o bullying. Talvez já seja um assunto muito batido onde você more, talvez não, mas é um assunto precisa ser, definitivamente, batido e rebatido toda vez que possível.
Bullying, no mais sincero modo de dizer, é falta de amor. Falta de amor com o próximo e, principalmente, consigo mesmo. Basicamente, falta de amor com o próximo porque se desrespeita o livre arbítrio de deixar alguém decidir quem ela é e quem ela realmente quer ser. O agressor deixa marcas no coração da vítima que talvez nunca consigam ser arrancadas. Tira as chances da vítima de tentar por si só ser feliz. Ela passa a pensar quem ela é para os outros. Passa a pensar quem os outros precisam que ela seja. Tira os sonhos dela. Tira suas esperanças e suas expectativas. E tudo o que ela passa a pensar é no que ela pode evitar para não passar por aquilo mais nenhuma vez na vida.
E quem vos fala sabe do que fala.
Tem uma cena, lá pela metade do livro, que Auggie deixa de usar uma fantasia para não chamar tanta atenção. Prefere esconder seu rosto debaixo de uma máscara. Mas, meu caro, se você passa por isso, como alguém que sabe, te aconselharia a não fazer isso. Não se esconda debaixo de uma máscara, mesmo que te livre de todos esses "brutamontes". Arrisque. Viva sua vida e seja feliz, por mais difícil que pareça ser. Não seja outra pessoa que já não esteja ai dentro naturalmente.


Não quero fazer disso um grande desabafo. Mas já passei por cada partizinha dessa falta de amor ao próximo... Meu irmão mais novo já viu vislumbres dessas coisas na escola. E, vai por mim, nada melhor do que reagir. 
Não dê um soco na cara dele. Não dê! Mas diga a si mesmo que é melhor do que tudo isso. Mostre ao mundo quem, de fato, você é, e pra quê veio! 
Levo comigo cada lembrança daqueles tempos. E por mais que tenha doído no passado, são marcas que me transformaram em um novo alguém. 
Além disso, a força de alguém é sempre necessária, nenhum homem é uma ilha. Todos precisamos de boas pessoas com quem contar. Nossa mãe, nosso pai, nossos amigos, nossos parentes. E, olha, eu conheço um cara que morreu lá na cruz que só quer te ver sorrir...

"Sempre haverá idiotas no mundo, Auggie - falou, olhando para mim. - Mas seu pai e eu acreditamos, de verdade, que há mais pessoas boas que más na Terra, e que as pessoas boas olham umas pelas outras..." - Página 285

Meu conselho, amigo, é  que não seja só mais um nesse mundo. Pessoas ruins existem no mundo, bastantes. Existem guerras, existem mortes, pessoas choram. Dentre todos esses problemas, o bullying está lá, causando mais e mais vítimas. Pessoas como o Auggie, que talvez não tenham problemas faciais, talvez tenham, são julgadas e lixadas por serem diferentes ao seu modo. Você sabe que não precisa ser só mais um. Sabe que tem um potencial enorme pra vencer esse maldito mundo de miséria e tristeza e plantar boas e sinuosas árvores de amor e gentileza. 

"Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser mais gentil que o necessário?"
- Página 302

Gentileza e amor são coisas em falta nesse mundo, em muitos lugares. Na escola, nas igrejas, no trabalho... Sei que estou entrando em campo um tanto diferente do bullying, mas se olhar bem, não é. 
Se gentileza e amor fossem prioridades em nossas vidas, a expressão "vence o mais forte" nunca teria sido citada nesse mundo.

Pra não ficar devendo uma postagem alegre, que é esse o objetivo do blog, vou deixar uma passagem rápida do livro, que, pra mim, foi a mais marcante, sem dúvida!

"Não, não é tudo um acaso. Se fosse, o universo nos abandonaria a própria sorte. E o universo não faz isso. Ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos [...] o universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros" 
- Página 210

Se passa ou conhece alguém que passa por isso, siga em frente! Você tem uma força ai dentro que sequer você mesmo sabe! E pra você, que comete ou já cometeu algo assim, a frase do Julian serve como uma pena:
"As vezes, é bom recomeçar" 

Todos nesse mundo choram. Choram porque perderam alguém, porque estão tentando se livrar de algum vício, porque se sentem vazias. Muitos choram porque não são aceitos ao seu modo. Lute contra isso. Não seja só mais um. Não se cale diante dessas coisas. Não dê ao mundo algo que ele já possui de sobra. Dê amor. Muito, muito amor.

Pra esse post, é isso gente! Lembrem-se sempre, o amor e a gentiliza são os maiores bens do homem. E, afinal, Extraordinário está mais do que recomendado! 
Um beijão, e fiquem com Deus! 
Segue uma música como sugestão pra vocês ^^






Nenhum comentário:

Postar um comentário