quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O bom dinossauro e o riacho que eu enchi no cinema


Muito bem, pense em uma pessoa chorona. Agora multiplique isso por cem, acrescente mais umas boas doses de "sentimentalismo" e, pra fechar com chave de ouro, uma pitada de sensibilidade, e, tcharans, temos um Gabriel prontinho pra você! 
Agora coloque esse tal Gabriel, em uma sala de cinema, assistindo "O bom dinossauro"
Acho que já dá pra imaginar o resultado...




"E se o asteroide que mudou para sempre a vida na Terra não tivesse atingido o planeta e os dinossauros nunca tivessem sido extintos, como seria a relação entre dinossauros e humanos? A Disney·Pixar leva você para uma aventura nada jurássica, onde a dupla de amigos improváveis, Arlo e Spot, irá vivenciar uma historia de ação e humor. Dirigido por Peter Sohn, 'O Bom Dinossauro' surpreenderá o público de todas as idades, com sua originalidade e inovação."

É com essa sinopse que a Pixar convida esse tal "público de todas as idades" a assistir o seu mais novo filme, "O bom dinossauro". Eu quero deixar bem claro que, embora eu seja um pouco suspeito para falar sobre a Pixar [já que na maioria das vezes eu amo as animações dela], serei completamente sincero sobre esse filme. E, se tem uma palavra que defina bem todo o filme, essa palavra é "emotividade", e talvez seja por isso que discordei de boa parte das críticas que já tinha lido na internet sobre o filme. 
Ok, eu detesto ler críticas antes de ir assistir o filme na integra. Principalmente se todas elas dizem a mesma coisa, o que é o caso de "O bom dinossauro". Das duas críticas que li e ouvi, ambas falavam um tanto mal da animação, o que, devo admitir, me deixou com um pezinho atrás no começo...
A animação começa bem. Introduz todos os personagens relevantes, a situação, a história do Arlo,  e nos mostra o quão frágil o dinossauro é perto de toda a sua família. Devo admitir que, embora o começo seja bom, não é "excelente!". Pra mim, ao menos, que não gosto muito de introduções [mesmo que necessárias], toda a apresentação da história só alimentou o pensamento que eu não ia gostar muito daquela animação da Pixar. E, rapaz, tirando "Carros 2" e "Aviões", que eu nunca vi, ainda não tinha me decepcionado com nenhuma produção da Pixar. Maaaaas, devo dizer que, ao longo do filme, vi que estava enganado pra caramba.
O filme ganha um impulso bacana em um marco emocional na história do Arlo [que eu queria muito falar, mas nem rola hehe].  A partir daí, a história flui de uma forma bacana, e conhecemos melhor o Spot, o menininho lá da imagem da postagem \o O desenvolvimento da relação deles dois foi ótima, e foi um dos pontos mais fortes do filme, de verdade! Os dois passam por altos e baixos, e é nessa parte do filme que temos "Alívios cômicos" um tanto espaçados, mas arrancam uma risada gostosa de quem assiste. 
Sobre os personagens secundários, que contam muito pra mim [tenho a síndrome da antipatia pelo protagonista. Geralmente sou mais apegado aos secundários, o que me faz querer que eles ganhem mais atenção. Mas daí me recordo que isso faria deles protagonistas, então '7'], são todos realmente legais, mas nenhum possui um tom lá muito único como os de outros filmes da Pixar, como a Dory de "Procurando Nemo" ou o Medo de "Divertida Mente". No fim das contas, são personagens que apareceram para não deixar a animação muito vazia, mas que não acrescentam muita coisa a história. 

E, por fim, o finaaaaaaal

O final do filme, meu Deus. Dessas 4 estrelas que o filme ganhou, 90% é do final desse filme. E é ai que vem todo o riacho de l e as pessoas se afogando no cinema, enfim, longa história. O final é lindo! Gosto de filmes que nos acrescentam valores essenciais a vida, valores escassos no mundo. "O bom dinossauro" deixa uma espetacular reflexão sobre "família" ao desfeixo da trama. E é nessa parte que discordo, provavelmente, de boa parte das críticas sobre o filme. A animação foi bastante criticada pelo seu alto teor emocional, e a simplicidade na história, mas eu acho que era mesmo esse o objetivo. Ter um roteiro "light", com grandes ápices sentimentais. E, ao menos pra mim, isso não torna um filme digno do título "Pior animação da Pixar". 

No fim das contas, "O bom dinossauro" foi um filme que, há um tempinho, a Pixar precisava lançar. Com um roteiro bem tranquilo e reflexivo, a animação não se equipara a sucessos como "Divertida Mente" ou "Procurando Nemo", mas deixa sua marca a seu modo no "currículo" de filmes da produtora.
Pra quem ainda não assistiu o trailer do filme, ai vai:









Nenhum comentário:

Postar um comentário